Castração de cachorro e gato – confira 10 benefícios! – ONG Abrigo dos Bichos

Castração de cachorro e gato – confira 10 benefícios!

A nossa Festa Julina foi um sucesso! Confira as fotos
julho 16, 2019
Decat apreende, mas resgate só acontece através da ONG Abrigo dos Bichos, que aceitou receber 40 cães
setembro 24, 2019

Texto em parceria com o Núcleo de Castração São Francisco de Assis

Você provavelmente já teve receio de realizar a castração de cachorro ou gato – ou mesmo conhece alguém que ainda tem essa dúvida. A verdade é que existe muito preconceito e desinformação sobre o assunto, e alguns “mitos” acabam surgindo.

Para deixá-lo mais tranquilo, nós convidamos os nossos parceiros do Núcleo de Castração São Francisco de Assis para trazer 10 benefícios, para machos e fêmeas dessa cirurgia.

Cirurgia de Castração de Cachorro e Gato

Primeiro de tudo, precisamos dizer que essa cirurgia é simples, dura em média 1 hora e é feita com anestesia geral. Não é comum que seja acompanhada de riscos e a recuperação do animal é rápida e descomplicada.

Também vale ressaltar que é um cirurgia séria e deve ser feita em uma Clínica responsável, com profissionais especializados, como no Núcleo de Castração em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Benefícios da cirurgia de castração de cachorro e gato:

Benefícios da castração em machos

1. Reduz o risco de doenças da próstata:

A castração nos machos é o processo de retirada dos testículos. A próstata do animal é diretamente ligada à função dos testículos, já que lá se armazena o liquido seminal. Sem os testículos, essa produção deixa de existir e o animal tem chances quase nulas de adquirir uma doença na região da próstata.

2. Reduz o risco de desenvolvimento de tumor nos testículos:

Com a retirada dos testículos, parece um tanto óbvio, mas é importante dizer: os riscos de se desenvolver um tumor praticamente desaparecem.

3. Não demarcam território quando a castração é realizada antes da fase da puberdade:

Com a queda brusca na quantidade de hormônios masculinos – que são produzidos nos testículos, o animal castrado antes da puberdade não pega o hábito de “marcar território”.

4. Redução do comportamento ansioso:

Outro benefício da queda de hormônios é o nível de ansiedade, que é reduzido. IMPORTANTE: alguns animais demonstram esse comportamento por outros motivos e apenas a castração pode não ser suficiente para conte-lo. Consulte sempre um Médico Veterinário.

5. Reduz o comportamento agressivo:

Assim como acontece com a ansiedade, o comportamento agressivo dos machos é reduzido, uma vez que seu impulso sexual diminui e sua produção de hormônios também. IMPORTANTE: alguns animais demonstram esse comportamento por outros motivos e apenas a castração pode não ser suficiente para conte-lo. Consulte sempre um Médico Veterinário.

Benefícios da castração em fêmeas:

6. Reduz o risco de tumores nas mamas:

As pesquisas especializadas sugerem números impressionantes de uma redução em até 99% no risco de contrair tumores em alguns animais.

7. Não entram mais no cio:

A castração nas fêmeas consiste na retirada dos úteros. Sem os mesmos, os animais não entram mais no cio – que é o estado de receptividade sexual (período fértil) das fêmeas de cães, gatos e demais mamíferos.

8. Fim das gestações indesejadas:

Como não há mais útero, mesmo que o animal tenha relações sexuais, não há possibilidade de engravidar. O que evita a reprodução indesejada e descontrolada de animais, em especial, animais de rua.

9. Evita a pseudociese (gravidez psicológica):

Outro grande benefício é reduzir os casos de gravidez psicológica nas fêmeas, que ocorre em mais da metade das cadelas não castradas. Ela ocorre em função de alteração hormonais, que são bastante comuns em animais não castrados.

10. Reduz risco de câncer de útero, câncer de ovário e piometra:

A piometra é uma infecção uterina comum que pode vir a matar sua cadela de forma rápida e silenciosa. A única forma de evitar a piometra é a castração.

E ai, gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos!

Para saber mais sobre o assunto, ou mesmo agendar a Castração em conta do seu pet, ligue para o Núcleo de Castração São Francisco de Assis. Nós confiamos e recomendamos!

Não esqueça de dizer que leu o texto deles por aqui!

Contato: Ligue (67) 3025-3438 ou WhatsApp (67) 9 9811-3438

www.instagram.com/castracaosaofrancisco

0