No mês passado, percebemos em um dos nossos filhotes alguns sinais preocupantes, então, esta semana aproveitamos para compartilhar a experiência e ajudar tutores a cuidar de seus cães. O primeiro sinal que percebemos foi que ele estava um pouco abatido, com menos energia e menos brincalhão. Logo em seguida, percebemos sangue nas fezes e levamos ele os dois irmãozinhos para o veterinário. Foi então diagnosticada a parvovirose em todos eles.
É uma doença causada pelo vírus Parvovirus canino tipo 2 (PVC-2), ela é altamente contagiosa, principalmente entre cães, e afeta as células do trato digestivo. É mais comum em cães filhotes por terem imunidade mais fraca, e se não for tratada, pode matar o animal.
O sinal mais comum é a diarreia, principalmente com sangue. Além disso, muitos cães ficam abatidos, letárgicos, têm vômito, ficam sem apetite, perdem peso em poucos dias e as gengivas e o interior das pálpebras ficam pálidos. Alguns também apresentam febre. Ao perceber qualquer um desses sinais no seu cão, procure um médico veterinário imediatamente para que ele possa identificar o problema saúde corretamente e prescrever o tratamento.
Pode ser transmitida pelo contato direto entre cães ou com as fezes de um animal infectado, mas o vírus também continua vivo por meses nos objetos, como caminhas, tapetes e brinquedos, e também no ambiente, por isso é recomendado fazer a limpeza do local com água sanitária. Quando um animal é infectado pelo parvo vírus, é importante isolar ele para não infectar outros, e levar todos os animais da casa para também serem examinados pelo veterinário.
Você deve proteger seu animal através das vacinas. Os filhotes precisam tomar três doses de vacina, sendo a primeira após os 45 dias de vida. Depois, precisam tomar reforços anuais durante toda a vida. Porém, mesmo cães vacinados podem ser infectados com o vírus, por isso, mantenha seus pets saudáveis, seguindo recomendações de um veterinário. E é importante higienizar bem os objetos que forem passados de um animal para outro.
Hoje, nossos filhotes estão finalizando o tratamento contra parvovirose e, como acabaram de completar 45 dias, logo poderão ser vacinados!
Gostou de aprender um pouco mais sobre a saúde dos animais? Quer aprender mais ainda? Então, acessa nosso site porque lá você encontra muita informação!