O que é Parvovirose - ONG Abrigo dos Bichos

O que é Parvovirose

resgate ms 040
ONG patrocina poder público ao tratar e custear 34 animais de resgate
junho 2, 2020
Rede Comper ajuda ONGs de proteção animal a arrecadar rações
setembro 3, 2020

Parvovirose em cães: o que é e como identificar

No mês passado, percebemos em um dos nossos filhotes alguns sinais preocupantes, então, esta semana aproveitamos para compartilhar a experiência e ajudar tutores a cuidar de seus cães. O primeiro sinal que percebemos foi que ele estava um pouco abatido, com menos energia e menos brincalhão. Logo em seguida, percebemos sangue nas fezes e levamos ele os dois irmãozinhos para o veterinário. Foi então diagnosticada a parvovirose em todos eles.

Você sabe o que é parvovirose em cães?

É uma doença causada pelo vírus Parvovirus canino tipo 2 (PVC-2), ela é altamente contagiosa, principalmente entre cães, e afeta as células do trato digestivo. É mais comum em cães filhotes por terem imunidade mais fraca, e se não for tratada, pode matar o animal.

Quais os sinais da parvovirose em cães?

O sinal mais comum é a diarreia, principalmente com sangue. Além disso, muitos cães ficam abatidos, letárgicos, têm vômito, ficam sem apetite, perdem peso em poucos dias e as gengivas e o interior das pálpebras ficam pálidos. Alguns também apresentam febre. Ao perceber qualquer um desses sinais no seu cão, procure um médico veterinário imediatamente para que ele possa identificar o problema saúde corretamente e prescrever o tratamento.

Como é transmitida a parvovirose em caes?

Pode ser transmitida pelo contato direto entre cães ou com as fezes de um animal infectado, mas o vírus também continua vivo por meses nos objetos, como caminhas, tapetes e brinquedos, e também no ambiente, por isso é recomendado fazer a limpeza do local com água sanitária. Quando um animal é infectado pelo parvo vírus, é importante isolar ele para não infectar outros, e levar todos os animais da casa para também serem examinados pelo veterinário.

Como proteger os cães da parvovirose?

Você deve proteger seu animal através das vacinas. Os filhotes precisam tomar três doses de vacina, sendo a primeira após os 45 dias de vida. Depois, precisam tomar reforços anuais durante toda a vida. Porém, mesmo cães vacinados podem ser infectados com o vírus, por isso, mantenha seus pets saudáveis, seguindo recomendações de um veterinário. E é importante higienizar bem os objetos que forem passados de um animal para outro.

Hoje, nossos filhotes estão finalizando o tratamento contra parvovirose e, como acabaram de completar 45 dias, logo poderão ser vacinados!

Gostou de aprender um pouco mais sobre a saúde dos animais? Quer aprender mais ainda? Então, acessa nosso site porque lá você encontra muita informação!

0